Bon Biní! Aruba Beach

Por onde começar se não for por Aruba?

Principal

O Caribe sempre foi um sonho e Aruba foi a primeira ilha que fui visitar. Neste post você irá encontrar todas as dicas que precisa para montar sua viagem: como ir, onde ficar, como se locomover, o que fazer e onde comer. Se tiver perguntas não deixe de fazê-las e, se você já esteve na ilha e tem mais dicas, não deixe de comentar e ajudar o próximo viajadeiro.

Bom estudo!

Um pouco de Aruba

Aruba está longe de ser a ilha mais barata do caribe, mas tem uma elegância própria que as outras ilhas não tem. Sua infraestrutura é ótima e tem restaurantes diferentes que servem comida para todos os gostos. A noite é mais calma, mas tem sim lugares bem movimentados com boa música.

E ahhh! O mar! Meu primeiro contato com aquele azul turquesa foi quando fui correndo pegar toalhas em um quiosque na praia e quando vi o sol bater no mar fiquei lá… parada! Com a boca aberta! Enfim, o mar tem uma cor incrível e em algumas praias é hiper transparente. Digo em algumas praias porque a areia lá é tão branquinha e fininha que às vezes ela se mistura com a água e deixa o mar turvo.

Bullets importantes:

  • Dependendo da sua escala para chegar em Aruba, você precisa tomar a vacina de febre amarela. Vamos falar mais disso depois;
  • Bon bini significa bem vindo;
  • Em Aruba as pessoas não costumam usar guarda sol, porém em alguns lugares é oferecido o aluguel de “palapas” que são pequenos quiosques na praia com teto de palha. Também vamos falar mais dessas meninas no post;
  • A ilha tem seu próprio dialeto, mas você se vira muito bem em inglês em todos os lugares. A grande maioria de turistas são americanos então os arubianos já estão acostumados.;
  • O vento dura 24h então meninas: levem seus frufrus;
  • É muito seguro. Já estive por lá duas vezes e nunca me senti com medo de ir para algum lugar. O que não significa que você não deve tomar certas precauções: evite andar a noite em locais ermos, ande sempre cuidando de seus pertences, não deixe sua carteira na palapa e vá para água, por exemplo. Dizem que não é aconselhável deixar suas coisas no carro perto das praias. Há relatos de turistas na ilha que tiveram seus pertences furtados de dentro do carro. Mas nunca de que levaram o próprio carro.

Quantos dias ficar

Recomendo uma semana. Em uma semana dá para conhecer toda a ilha, fazer os passeios com tranquilidade e ainda ter aquele tempinho para ficar paradinho só olhando a paisagem e aquele mar maravilhoso. Se você gosta de ter aqueles dias adicionais para apenas sentar em sua palapa, ficar tomando sol e olhando o mar, recomendo 10 dias. Mas atenção, não mais que isso porque Aruba é uma ilha e ficar muitos dias por lá não vai ter tannnnntaaa novidade assim. Se você tiver mais dias, aconselho ir para as outras ilhas (Bonaire e Curaçao, por exemplo – falarei em outro momento).

Quando ir

Eu diria que Aruba é sempre uma carta na manga. Pela sua localização no globo, ela está sempre quente, porém o principal detalhe de tudo é que as ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao) não estão nas rotas dos furacões que possuem temporada entre final de julho e outubro.

Como ir e o que preciso saber

Para ir para Aruba não é necessário tirar visto, porém os voos mais razoáveis costumam ter escala na Colômbia, Venezuela ou Panamá. Esses países exigem a vacina da febre amarela, o que antigamente era novidade para todos nós, uma vez que não tínhamos esse problema por aqui. Além de tomar a vacina, o importante é que seja registrada na carteira de vacinação internacional e que esteja com você durante a viagem.

Os voos são bem frequentes, saindo de Guarulhos, pela Copa e Avianca. Duração média de 10 horas já considerando a escala.

Site do aeroporto de Aruba: https://www.airportaruba.com/

Ahh… leve dólares! Eles tem a moeda oficial que se chama Florin mas o dólar é aceito em todos os lugares. Em média 1fl= USD 0,56

Transporte

Basicamente as suas opções de locomoção na ilha são: carro, táxi e as empresas de turismo que fazem os passeios. Aconselho fortemente a você alugar um carro. As regras de transito são bem parecidas com as nossas e a quantidade de carros na rua é bem tranquila. Para estacionar o carro sempre tem opção, o local mais complicadinho é perto dos resorts na Palm Beach. Vale também verificar como funciona o estacionamento do hotel que você escolher, pois alguns cobram a diária e como já falei lá em cima do post: nada é barato em Aruba.                                                                                                                Mas porque o carro? Porque tem praias longe do pedaço principal da ilha que valem a pena serem visitadas, porque provavelmente você vai precisar ir ao supermercado, para te dar flexibilidade para conhecer restaurantes diferentes e cassinos também.

Dica: escolha uma locadora de carro que possua agência dentro do aeroporto de Aruba.

Consulte as agências aqui: https://www.airportaruba.com/car-rental

O que fazer

Em Aruba, se ficar durante 7 dias, você terá atividades para todos os dias, além das praias que você pode conhecer de carro.

Praias

Palm Beach

É a praia mais famosa onde ficam os melhores resorts. É frequentada por famílias, extensa, sua água é calma e tem uma cor incrível, porém não é tão transparente por se misturar com a areia. A maioria dos passeios saem dessa praia. Os hotéis possuem quiosques na praia que podem ser frequentados mesmo por quem não está hospedado, mas é importante lembrar que eles não disponibilizam guarda-sol.

Palm

Eagle Beach

Essa praia é continuação da Palm Beach e água da duas são bem parecidas. Também possui resorts importantes.

Boca Catalina Beach

Arashi também é continuação da Palm Beach, porém do lado oposto a Eagle. A água é mais transparente e é recomendada para snorkel.  É possível alugar palapas e cadeiras.

Manchebo Beach e Arashi Beach

Continuação da Eagle beach e a da Palm Beach. Águas calmas.

Manguel Halto

Fica no caminho da Baby Beach. Essa praia começa em um mangue e possui uma das águas mais claras e transparentes de Aruba. Por uma grande extensão ela é bem rasinha e de águas tranquilas.

Baby Beach

É a mais bonita das praias de Aruba e também a mais distante. Apesar de muitos passeios oferecer transporte até essa praia, ela é perfeitamente acessível de carro. Uma barreira de coral faz com que as água sejam calmas por uma longa extensão e que ao mesmo tempo seja possível ver muitos peixes próximos às pedras. Eles tem cabanas que são alugadas, mas da última vez que fomos até lá, resolvemos ficar debaixo das árvores. Isto porque o aluguel é bem carinho e uma vez que não tem qualquer infraestrutura próxima, eles abusam mesmo. Lembre-se de que ficar debaixo dessa cabana é bem abafado.

Baby Beach

Atrações

A empresa de passeios que sempre utilizamos é a De Palm Tours (http://www.depalmtours.com/).  No site está o preço de cada passeio. Sempre fomos muito bem atendidos e os passeios são sempre feitos com segurança.

Dica: todos os passeio podem ser fechados no Concierge de seu hotel. Se você não ficar em um hotel também há a opção de comprar pela internet ou nas agências que ficam na cidade.

Seguem alguns passeios que você não pode deixar se fazer:

  1. Passeio de quadriciclo com destino a piscina natural. Também existe a opção de ir de jipe, para quem prefere não dirigir. Mas aconselho o quadriciclo. O caminho é aberto, de terra e não é perigoso. No passeio está incluído o snorkel e água. A empresa vai te buscar no hotel. O passeio passa pelos principais pontos turísticos da ilha os quais não são acessíveis com o carro comum (apenas de jipe ou quadriciclo) entre eles a Alto Vista Chapel e a Bushiribana Gold Mills. Esse lado da ilha é de mar aberto.

Quadriciclo

  • Alto Vista Chapel é uma igreja católica que foi construída em 1952. A igreja foi feita por um Venezuelado e sua principal função foi catequizar índios que habitavam Aruba.

Capela

  • Bushiribana Gold Mills são ruinas de uma mina de ouro explorada por ingleses utilizando dinamites. Ao subir na torre a paisagem é muito bonita.

Gold

  • Piscina Natural: em uma praia do mar aberto, existe uma piscina formada pela água do mar que bate nas pedras. A água é transparente e a piscina é cheia de peixes de todas as cores. A visita no local é obrigatória!

2. Passeio de Catamarã. O primeiro ponto de snorkel é o mais especial, na Antilla, onde existe um navio naufragado.                                                                                                      Neste passeio existe a opção de você pagar o Snuba, um tipo de mergulho onde o cilindro de ar fica em uma boia na superfície. Saiba mais no site da De Palm. Eu recomendo, pois esse tipo de mergulho não precisa de treinamento e você vai poder chegar mais perto do navio, local onde há mais peixes.                                                                                            Saindo do píer localizado na frente do Hilton na Palm Beach o catamarã faz paradas em locais estratégicos para snorkel. No passeio está incluído o snorkel e pés de pato, café da manhã, almoço e todas as bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas). Sua duração são de 4 horas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3. De Palm Island.   Neste passeio existe a opção da empresa ir te buscar no hotel ou você pode ir de carro e deixá-lo no estacionamento do píer da De Palm.

A empresa criou uma ilha com parque aquático, praia, palapas, tirolesa, restaurante, lanchonete, snuba e o sea treck.

  • O barco da De Palm te leva até a ilha. É uma travessia de 10 a 15 min;

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

  • A ilha é open de comida e bebida (sanduíches, refrigerantes, sucos, batata frita, almoço completo e bebidas alcoólicas);
  • Ao chegar você pode deixar suas coisas no armário dentro do vestiário com um lacre (lembre-se, lá é seguro);
  • O parque aquático, a tirolesa, as cadeiras e palapas da praia já estão incluídos no valor do passeio;
  • Você pode escolher se vai fazer o Sea Treck e o Snuba. Ambos possuem preços adicionais, à parte. Mas garanto: vale cada segundo!
  • O Snuba permite você chegar até 6m de profundidade e é muito parecido com um mergulho. O cilindro fica apoiado em uma boia na superfície e uma mangueira leva o ar até a sua boca.

DCIM100GOPRO

Já o Sea Treck, o instrutor coloca um capacete (escafandro) em cada pessoa. O mesmo é suprido de oxigênio a uma pressão que mesmo a pessoa estando debaixo d’água, é possível respirar normalmente. É como se você caminhasse debaixo d’água. Nos dois casos tudo é muito seguro e os instrutores da ilha dão o treinamento antes de você participar do passeio. Em ambos o instrutor está sempre acompanhando o grupo. Leve em consideração que o Snuba precisa de respiração apenas pela boca e muita gente não está acostumada com isso. Debaixo d’água, no Sea Treck existem spots para que você possa tirar fotos.

Sea

Outros passeios/atrações:

  1. Aruba Bob Snorkeling.                                                                                                         Você faz um snorkel diferente, com ajuda de um motorzinho que te ajuda a ganhar velocidade durante o snorkel. Conheça mais em: http://www.arubabob.com/. Não fui neste passeio, mas muitas pessoas recomendam.
  2. Butterfly farm                                                                                                                      Saiba mais em: https://www.thebutterflyfarm.com/. Está bem avaliado no   tripadvisor.

3. Cassinos.                                                                                                                                                   Os que mais gostei foram o do Ritz hotel e o do Marriot Cassino Stelaris. Na maioria           dos resorts existem cassinos.

Onde Ficar

Sem dúvidas o melhor local para se hospedar são os resorts na Palm Beach/Eagle Beach. O centro de Aruba é lindo e cheio de lojas de marca e suvenir, porém é um passeio para a tarde ou final do dia. Não aconselho se hospedar por lá porque fica longe das praias e dos passeios.

Não faça a besteira de escolher um hotel all-inclusive. Não se esqueça que você vai poder fazer muitos passeios e na maior parte do tempo não vai estar no hotel durante o horário de almoço.

Dica: os hotéis de Aruba não costumam oferecer café da manhã. Claro que você sempre pode comprar à parte, mas estimo que esteja em torno de $22 por pessoa,  valor que para os brasileiros não vale a pena.

Para escolher onde se hospedar recomendo fortemente que utilizem o Booking (site de busca de hotéis, pousadas, apartamentos, casas) www.booking.com.br. Lá você pode utilizar os filtros para conseguir encontrar o tipo de hospedagem que prefere.

Das minhas experiências, posso sugerir dois hotéis que a satisfação é garantida:

  1. Marriot Cassino Stelaris – É um resort na Palm Beach. O hotel é um encanto, sempre bem cuidado e os quartos são enormes, estilo americano. Os banheiros tem banheira, duas pias, closet com tábua de passar e ferro e você ainda pode escolher um quarto com vista para o mar.

Marriot 2

  1. Hilton Hotel – O Hilton tem outro ar…. mais de férias, de família com crianças entre 3-14 anos. Tem festas no bar e mais animação. A piscina é gigante. Também é resort localizado na Palm Beach. O quarto e as camas são enormes, com opção de vista para o mar.

A diferença entre os dois é que o Marriot Cassino Stelaris é mais privativo, com público mais para casais ou casal com bebê pequeno. É um hotel muito romântico, altamente recomendado para lua-de-mel. Tem uma piscina grande que a noite fica toda colorida com as luzes.

Apesar de ter muitos passeios, eu pessoalmente não aconselho os hotéis que não são resorts. Faz parte da experiência acordar com a vista para o mar ou poder terminar o dia sentado em uma palapa (afinal às 17h, os americanos que madrugaram na praia já estão no banho para jantar e as palapas ficam livres para nós hehehe), assistindo o por-do-sol com um drink do bar do hotel que é levado até você, na areia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para quem quer economizar sempre vale a pena checar as opções de hospedagem no Airbnb (www.airbnb.com.br), onde você pode reservar uma casa, apartamento ou até mesmo uma suíte.

Não tenho café da manha incluído. O que eu faço?

Não entre em pânico. Por isso eu disse que o carro é tão essencial nessa viagem. Em Aruba há grandes supermercados onde você pode comprar além do café da manhã, bebidas e petiscos para leva à praia.

Da última vez fiz minhas compras no Super Food (https://www.superfoodaruba.com/) e encontrei tudo que precisava e mais alguns produtos novos que a gente sempre descobre fora do Brasil.

Dica: sempre importante ter um frigobar no quarto para poder gelar bebidas, frios, etc…

Lembre-se: Mangel Halto, Arashi e Boca Catalina não possuem lanchonete/ restaurante. Na Baby Beach a comida é bem carinha. Ou seja, leve suprimentos. Da última vez que fomos ao caribe, chegamos a comprar uma bolsa térmica para levar as bebidas geladas para a praia. Nos resorts costuma ter máquina de gelo a vonts.

Onde Comer

Sempre que vou escolher os restaurantes que vou conhecer em um destino utilizo o Tripadvisor para ver as avaliações e comentários (https://www.tripadvisor.com.br).

Na ilha tem de tudo, inclusive os fast food salva vidas (Mc Donald’s, BK, Taco Bells, Wendy’s). Tem alguns restaurantes bem típicos e baratos também.

Abaixo alguns spots que acho imperdíveis na ilha:

  1. $$$ Barefoot restaurant (http://www.barefootaruba.com/)Jantar

Vá! Ele é pé na areia, a luz de velas. A comida é muito gostosa e tem desde frutos do mar até carne ou frango.

Barefoot

2. $$$ El Gaucho (https://www.elgaucho-aruba.com/) Jantar

Restaurante de carnes. Espetacular. Fica no centro da cidade e a carne está sempre macia e saborosa. Você pode escolher os acompanhamentos.

El gaucho

3. $$ Que Pasa (http://www.quepasaaruba.com/beta/) Jantar

A especialidade é a comida típica caribenha. Não deixe e ir ao banheiro… ele tem uma decoração…única!

4. $$$Quinta del Carmen (http://www.quintadelcarmen.com/main/

Esse restaurante fica dentro de uma casa histórica muito bem decorada. Vale a pena.

rest casa

5. $$The Dutch Pankacake House (http://www.thedutchpancakehouse.com/)

Panquecas holandesas. Muito gostoso para um almoço rápido no centro da cidade.

6. $$$ Pinchos Grill

Para comer carne ou frutos do mar grelhados http://www.pinchosaruba.com/

7. $$$Madame Janette

Aconselho ficar na área externa com as luzinhas cobrindo todo o jardim.

Compras

O centro de Aruba sempre tem lojinhas novas e a cidade tem muitas lojas de diamantes e jóias.

Os preços são mais baratos para perfumes, roupas e tênis. Ande pelas ruazinhas e você sempre vai encontrar coisas novas.

  1. O Renaissance Mall fica no centro da cidade e é onde estão as lojas de marcas conhecidas, entre elas: Adidas, Diesel, Carolina Herrera, Gucci, Guess, Michael Kors, Prada, Bulgari, Cartier, etc..

Acesse o site para ver a lista completa de lojas:  http://www.shoprenaissancearuba.com/mall/directory.htm

2. O Royal Plaza Mall também fica no centro e é indicado para compras de suvenir. Lá também tem lojas de roupas e perfumes, mas não é o forte deles. http://www.aruba.com/things-to-do/royal-plaza-mall

3.  A Tommy Hilfinger também fica no centro, próximo ao Renaissance Mall

4. O Passeo Herencia fica do outros lado da rua dos Resorts da Palm Beach.

Esse shopping é um open mall e tem opções de restaurante, cinema e algumas lojas de roupas e perfumes. Da última vez que estive por lá também havia uma salão de cabeleireiro no segundo andar. Segue o site: http://paseoherencia.com/

5. Palm Beach

Esse shopping é novo. Segue site para que possam consultar:  http://www.palmbeachplaza.com/

É isso viajadeiros! Espero ter ajudado! Deixem suas perguntas/comentários abaixo!

Até o próximo destino!

Abs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s