De Roma à Veneza, passando por Modena, Florença, Orvieto, Volterra e San Gmignano. Uma voltinha pela Toscana

Olá Viajadeiros!

Bom, já que escrevi sobre Roma e Veneza, porque não dar sugestões de qual seria a indicação de roteiro para ser feito entre essas maravilhosas cidades? E olha que nenhuma delas desaponta em relação a beleza e história.

Alugue um carro e vá descobrir a toscana, com a liberdade de poder parar para dar uma olhadinha onde você mais se interessar. As opções são inúmeras, mas vou colocar aqui o trajeto que escolhi… fique à vontade para adicionar/retirar cidades 😉

Se estiver de carro…

Cuidado viajadeiro com as ZTL (Zona de Tráfego Limitado). Assim como no centro de Roma, essas pequenas cidades medievais não permitem fluxo de carros. Fique de olho nessa placa:

ZTL

Quando essa placa aparecer significa que você não pode seguir em frente de carro pela via. É provável que seguido dessa placa hajam vários radares.

É importante tomar cuidado (mesmo sabendo disso, um ano depois chegou uma multa aqui em casa que tomei na Itália e nem tinha percebido). Normalmente os estacionamentos ficam ao redor das cidades e ficam bem visíveis suas localizações e quantidade de vagas disponíveis.  Nesses casos o Waze também é super bem vindo mostrando onde estão os estacionamentos. É possível alcançar facilmente o centro das cidades a pé, depois de parar o carro em algum desses estacionamentos.

Os estacionamentos ao redor das cidades são pagos. Existem totens para o pagamento e a maioria aceita apenas dinheiro.

O que fazer na Toscana. LEIA ISSO!!

Quando eu estava construindo esse roteiro, antes de ir viajar, e considerando que era a minha primeira vez na Itália, eu não consegui ter segurança das cidades que eu havia escolhido porque a pergunta que eu sempre me fazia era: vou até lá e não tem o o que fazer? Realmente se você procurar no TripAdvisor, pouco tem o que visitar. Mas depois da viagem entendi o porque todo mundo falava “ande e conheça a cidade.. se perca”. Essas cidades são museus a céu aberto, são os cenários medievais que todos nós vemos nos filmes e não temos isso no Brasil. Então não procure o que fazer, procure a cidade mais bonita, mais antiga, mais medieval e explore ela: caminhe, conheça a sua praça e sua igreja e sente para ver um pouquinho do tempo passar em um dos restaurantes da praça principal tomando um bom vinho.

E não se esqueça, se beber não dirija. Ouvimos muito isso só que tem um detalhe:  a principal dica para montar seu roteiro está nessa frase. Escolha as cidades que você mais quer passar o tempo para também passar a noite, assim você pode tomar o seu vinho e voltar caminhando para o hotel sem se preocupar com o carro.

Quantos dias devo ficar?

Hum…. essa pergunta é difícil. Fiz todo o roteiro abaixo em dois dias e meio. Usei como base Florença e me arrependo. Talvez não pelo tempo em cada cidade, mas sim por ter usado como base Florença. Vocês vão entender melhor no post abaixo mas eu aconselho que vocês durmam em cidades pequenas como Volterra ou San Gmignano para entrar mais no clima medieval. Florença merece um dia inteiro para conhecer e as demais cidades você consegue fazer bem em 3 ou 4 hrs.

Orvieto

Rota Orvieto

Orvieto é uma cidade medieval, que fica sobre uma colina. É história à céu aberto.

Orvieto Umbria Italy Medieval Town Middle Ages

A cidade possui vinícolas e inclusive

no TripAdvisor a vinícola Madonna del Latte está em primeiro lugar.

Recomendo que passem algumas horas na cidade e por isso não visitamos as vinícolas, uma vez que deveríamos seguir dirigindo.

20170921_123514

Visite o Duomo da cidade dedicado à Virgem Maria e em seguida, logo em frente há o centro de informações onde são vendidos os tickets para visitar as famosas cavernas subterrâneas da época dos etruscos.

Os etruscos construíram essas cavernas e acabaram criando uma cidade subterrânea onde eles trabalhavam e viviam. Vale super a pena ir conhecer o local. A guia fala em inglês e explica os significados de cada espaço. Não recomendo para quem se sente

Volterra 

Ahhh Volterra é linda de longe, a estrada tem uma vista maravilhosa e a cidade também.

Na minha opinião a partir do momento que você ver a primeira placa de Volterra já comece a aproveitar. A cidade fica em cima de uma colina e a estrada passa entre os campos da toscana.  Para os fãs de Crespúsculo, foi nessa estrada que a Bela estava com o carro vermelho tentando impedir que o Edward fosse exposto ao sol.

Apenas caminhe nessa cidadezinha medieval, aproveite cada ruela, cada casa de pedra… se perca…

20170922_170103

Quando chegar no topo admire os campos da Toscana.

20170922_161235

San Gimignano

Outra cidade imperdível… se eu pudesse escolher apenas uma cidade, com certeza seria San Gimignano.

Ela é uma jóia medieval extremamente conservada, cercada por uma muralha. Me arrependi de não ter passado uma noite por lá.

20170922_202819

A cidade te convida a jantar na pracinha com um bom vinho sentindo na pele o ar medieval. -> com direito a corvo e tudo S2!!! Olha esse céu!!

20170922_193139

Ande, ande, ande, se perca e aproveite muito!!

Detalhe: San Gmignano tem muita loja de lembranças medievais… na verdade você encontra de tudo…

Florença

Florença é uma cidade bonita mas que você consegue se sentir satisfeito visitando ela em apenas um dia SE você também não for o tipo de turista que perde o dia em museus, claro.

Cheguei em Florença para um jantar que eu havia reservado com a Viator as 19hr. Era um jantar temático medieval. Quando chegamos no prédio do tal do jantar, cadê todo mundo? Pois é, maior frustração… encontramos um senhor saindo do prédio e ao perguntar para ele sobre o tal do jantar ele disse que conhecia esse evento mas que naquela noite não aconteceria nada naquele local. Enfim, tive que ligar para a a Viator e eles disseram que o jantar havia sido cancelado porque ele não conseguiram o número mínimo de pessoas ( e avisar que é bom e educado…. nada). Mas ok, vamos considerar que eles devolveram o valor integral do dinheiro poucos dias depois.

Acabamos em um jantar improvisado que não foi dos melhores que tive na Itália e voltamos para o hotel.

Onde ficar em Florença

Para ficar em um local BBB (bom, bonito e barato) foi bem complicado. Isso porque a cidade tem as Zona de Trafégo Limitado e tudo ficava longe do centro. Uma vez que estávamos de carro e não gostaríamos de gastar dinheiro com transporte tivemos dificuldade de encontrar um lugar legal.

Finalmente reservamos uma suíte em um palácio com estacionamento. As atendentes foram super atenciosas ao explicar como chegar no local (era complicado porque tínhamos que chegar pelos fundos do local para alcançar a garagem e, para isso, deveríamos passar pelos radares da ZTL. Ela havia nos avisado que ela comunicaria a placa do carro para a agencia de transito e que não tomaríamos multa por isso… tudo deu certo, ou pelo menos até agora não recebi essa multa rsrsr).

Residenza de Epoca Home in Palace era o nome do hotel. Se eu recomendo? Vamos lá… Prós: o lugar é super limpo, quarto novo, banheiro novo, a vista de café da manhã é do duomo de Florença, o jardim do palácio é incrível e tem estacionamento amplo.

Contras: o lugar é realmente um palácio e com isso é carregado de história. O hotel fica no último andar e tem apenas os quartos e o salão de café da manhã. O problema é que para chegar do estacionamento até o prédio você arrasta a mala por um caminho de pedrinhas e…. abre as enormes portas do palácio e da de cara com uma estátua que acende a luz. Jesus… quase morri de medo. Toda vez que chegava a noite e tinha que abrir aquela porta era horripilante kkkkkk. O elevador é aquele antigo de grades mas é bom porque você não precisa subir escadas com a mala. Bom e a cereja do bolo é que várias salas do palácio hoje são comerciais… funerárias… médico legal e por ai vai. Se você não encana com isso, pode ter certeza que é uma ótima opção. Caso contrário, indico que veja outras opções.

Mas sem dúvidas viajadeiro, fique próximo ao centro. Todas as atrações estão por lá.

Utilize a ferramenta de buscas do booking para encontrar seu hotel/apartamento.

O que fazer em Florença

Antes de sair do Brasil você pode comprar ingressos para a Galeria Degli Uffizi e para a Galeria della Academia. Ambas são muito famosas e possuem pinturas e obras de artes fantásticas. Como em matéria de turismo eu não em apego muito a esse tema, escolhi visitar apenas a Galeria Uffizi e no máximo em 2hrs, consegui completar o trajeto da visita.

Ahh nem pensar de meter o carão e pegar fila para entrar nessas galerias. As filas são gigantescas e você vai ficar cansado antes mesmo de entrar. Veja a foto abaixo para vocês verem a quantidade de pessoas que estavam em frente à galeria:

20170922_120237

Site para compra de ingressos da Galeria Uffizi: https://www.uffizi.it/en/tickets

Site para compra de ingressos da Galeria della Academia:  http://galleriaaccademiafirenze.beniculturali.it/galleria/1/visita/

Site em português com maiores detalhes da Uffizi: http://viagemitalia.com/galleria-uffizi-florenca-ingressos-horarios-tours-portugues/

Bom, outra atração imperdível está na Piazza del Duomo, mas especificamente a Catedral de Santa Maria del Fiore.

20170922_132250

Nessa direção, você também vai poder conhecer a Ponte Vecchio, famosa por ter várias lojas de jóias em suas laterais. Essa ponte é cheia de história! Se tiver curiosidade entre em : http://www.vivatoscana.com.br/2014/01/curiosidades-sobre-o-ponte-vecchio.html . Também há boatos que o Hitler deu ordens para que a mesma não fosse bombardeada na segunda guerra mundial.

20170922_121545

Bom, iai acabou Florença então minha recomendação é que você veja direitinho quais são suas intenções por lá e calcule o tempo necessário. No TripAdvisor estão sendo oferecidos um monte de outros passeios como city walking, free tours que podem ser interessantes.

Modena

Você é fã da Ferrari e da Lamborghini? Bem vindo ao paraíso. Os museus das duas marcas ficam em Modena… o da Lamborghini não é exatamente em Modena, mas é bemmmm perto de lá. Eu não sou muito fã de ficar admirando carros, mas meu marido adorou. O Museu Enzo Ferrari é mais completo que o da Lamborghini, mas gostei muito de um vídeo que passou, nesse segundo museu, do Senna.

Museu Enzo Ferrari – Endereço: Via Paolo Ferrari, 85. Site: www.museocasaenzoferrari.it

O valor da entrada é de 16 euros.

Museu Lamborghini – Endereço: Via Modena, 12 40019 Sant’Agata Bolognese (Bologna) – Italy  Site: https://www.lamborghini.com/en-en/experience/museum

Ambos não precisam da compra de tickets antecipados, mas é bom se informar direitinho nos sites os horários de funcionamento. A Lamborghini oferece ainda uma visita dentro da fábrica (https://www.lamborghini.com/en-en/experience/museum) que parece ser bem interessante e nada que 75 euros por pessoa não resolva viu?! Esse precisa de reserva!

Você também pode dirigir sua própria Ferrari ou Lamborghini com um instrutor brasileiro. Procure mais informações no site: http://www.testdriveemmaranello.com.br/

20170923_132607

Além disso, Modena também é a cidade do Pavaroti e sua antiga casa agora é um museu. Eu queria muito ir, mas não tivemos tempo suficiente. Segue o site caso se interessem: http://www.casamuseolucianopavarotti.it/.

É isso viajadeiro! Explore o mapa entre Roma e Veneza e escolha as cidades que você gostaria de visitar. Existem muitas outras além dessas que estão aqui nesse post.

Se precisar de ajuda para montar eu roteiro entre em contato conosco enviando um email para nanaviajadeira@oulook.com.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s