Fátima e sua Fé

Olá Viajadeiros,

Vamos falar um pouquinho de Fátima, uma cidade que vale a pena ser visitada por aqueles que no mínimo tem um pézinho na espiritualidade… ou na curiosidade.

20170912_083837
Basílica de Nossa Senhora de Fátima

Fátima é uma cidade que fica em Portugal e se tornou famosa pois houveram mais de um relato da aparição da virgem maria. A primeira em 1758, onde há relato de que a Nossa Senhora apareceu para uma pastorinha muda. O local do avistamento é onde foi construído o santuário de Nossa Senhora da Ortiga. Já em 1917, há relato do avistamento de Nossa Senhora para três pastorinhas, mais especificamente em um local chamado Cova da Iria e que atualmente se construiu uma capela chamada “Capelinha das Aparições”. Outra data marcante é o ano de 1916, quando o “Anjo de Portugal”, conhecimento como Anjo Miguel Arcanjo fez três aparições em um local chamado “Loca do Cabeço” e conhecido como “Valinhos”, também para os três primos.

Se quiser entender mais sobre os detalhes das aparições, recomendo que leia o arquivo completo do Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1tima

A visita em Fátima exige um estudo prévio para que você consiga entender o que está sendo visitado e a importância dos locais na história.

São basicamente três locais de visitação na cidade: Santuário de Fátima, as casas onde os primos moravam e onde ocorreu uma das aparições do Anjo Miguel e os valinhos.

Quanto tempo ficar em Fátima

Fátima fica à 128km de Lisboa, então uma bate e volta é completamente possível. Ou se preferir, pode sair de Lisboa, aproveitar o dia em Fátima e passar uma noite lá para poder seguir viagem. O fato é que você consegue fazer todas as atrações de Fátima em um só dia, porque conforme comentei são três lugares de visitação e os três ficam próximos um do outro.

Quando ir para Fátima

Depende muito da sua intenção. Na verdade, existem algumas datas que a cidade fica mais cheia e isso vai trazer consequências como: hotéis com preços mais altos e dificuldade de conhecer os locais com mais tranquilidade.

Datas com celebrações:

  • Os dias 12 e 13 de maio de todo ano celebram a primeira aparição da Virgem Maria no local;
  • Nos outros meses, todos os dias 13 costumam ser mais muvucadinhos

Estive lá em um dia 12 de setembro e consegui estacionar o carro tranquilamente, não consegui entrar na Capelinha das Aparições (estava tendo missa e o local estava bem cheio), porém a Capelinha é envidraçada então você consegue apreciar de fora. A basílica em si estava bem tranquila.

Como ir para Fátima

Com certeza te diria que o melhor é ir de carro. Por algumas razões:

  1. A rota de Lisboa para Fátima é super tranquila e inclui apenas um pedágio;
  2. Há estacionamentos grátis próximos às atrações;
  3. São 23 minutos caminhando do Santuário até os valinhos ou a casa dos pastorinhos;

De ônibus, existe a Rede Expressos por onde você pode comprar os tickets via internet.

https://www.rede-expressos.pt/

Como ir do Santuário de Fátima para a Casa de Lúcia

Se você for de carro, existem estacionamentos gratuitos e lugar na rua para parar o carro (principalmente depois que você continuar subindo a rua, depois de passar a Casa de Lúcia ).

Outras duas formas são:

  1. Táxi
  2. Trenzinho: Mais conhecido como “Comboio de Fátima”. É super bem feitinho. Existe o passe normal ( em 2019 está 6 euros por pessoas) que passa por 5 pontos: santuário sul, santuário norte, via sacra, valinhos e igreja paroquial de fátima. Você também tem a opção de comprar o passe que incluir transfer do terminal rodoviário para o santuário, além do trenzinho.

Para mais informações, consulte o site:

https://comboiodefatima.pt/

Dicas de Fátima (pequeno roteiro)

Se estiver de carro, procure no google maps o “Parque 10”. É um estacionamento bem próximo ao Santuário. Existem vários estacionamentos ao redor, todos gratuitos, basta procurar (da uma olhada no google maps ao redor do santuário, mas escolhe a imagem de satélite. Fica bem claro onde estão os estacionamentos). Nesses estacionamentos geralmente também existem banheiros.

Atenção: não há custo para visitar qualquer uma das atrações.

Chegue cedo no Santuário, comece visitando a Capela das Aparições e se for do seu interesse, procure o horário das missas que acontecem por lá todos os dias.

https://www.fatima.pt/pt/schedule

Após, entre na Basilica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ela é linda e branquinha… com certeza passa um sentimento de paz. E do lado externo existe um sentimento de místico quando se observa para a grande construção como um todo. Esse é o momento de curtir o momento de respeito em silêncio e apreciar o lugar. É na basílica que estão enterrados os três pastorinhos.

20170912_084523
Imagem interna da Basília de Nossa Senhora

Termine o seu passeio visitando a Basílica da Santíssima Trindade.

Finalizada a visitação do santuário, siga para a casa dos pastorinhos. As casas estão próximas ao santuário, mas como existem algumas colinas, é um pouco cansativo ir caminhando e não aconselho essa opção. As casas são pequenos museus que podem ser visitados  e quem possuem todos os objetos dos pastorinhos de forma conservada.

Caminhando, a partir da casa dos pastorinhos, é fácil chegar aos valinhos.

A maior dica que eu daria aqui é: vá com um guia. Deixamos de entender a importância de muitos pontos porque não havia quem explicar, principalmente nos Valinhos.

20170912_105432
Estátua de Nossa Senhora nos Valinhos

Procurei no TripAdvisor e existe agência que fazem o passeio de Fátima desde de Lisboa com guia, porém no tour vai estar incluso preço do transporte. Também existem agencias, bem cotadas que fazem o tour desde Fátima. Pelas avaliações, achei bem interessantes essas duas:

Fatima Experience: https://fatimaexperience.com/tours/the-magnetism-of-fatima/

Fatima Mini Tours: http://www.fatimaminitours.com/pt/tours/passeios-turisticos/3-milagres/

Onde Comer em Fátima

A dica aqui é ligar o Trip Advisor e ver quais sugestões ele pode te dar e que enteja próximo a você. Nas laterais do Santuário existe alguma opções de restaurantes, assim como próximo dos valinhos. Seguem algumas sugestões – as cifras estão de acordo com o Trip e todos são típicos portugueses:

1.Tia Alice ($$$$) – Próximo a paróquia de Fátima e dos Pastorinhos

2 . Taberna do Baco ($$-$$$) – Próximo a casa do pastorinhos
3. Restaurante Fátima ($$-$$$) – Próximo ao Santuário
4. Restaurante Alfredo ($$-$$$)
Como acabei não pernoitando em Fátima, não tenho dicas de onde ficar por lá. Mas no Booking.com tem bastante opções e os preços da cidade são bem atrativos.
Ficamos por aqui Viajadeiros! Deixe deu comentário aqui embaixo ou escreva um email para nós.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente pelo nanaviajadeira@outlook.com e nós respondemos super rápido! O GDV está na net para ajudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s