Viajadeiros,
Começo esse post dizendo que não tem como você ir para Lisboa e não visitar Óbidos. Pensa em uma cidade que você quer colocar em uma caixinha e levar para casa. Não quero aumentar as expectativas, em suma, a cidade é pequenininha e acaba rápido, mas tem toda uma elegância e vai se tornar mais especial ainda para você, caso seja a sua primeira experiência em uma cidade amuralhada.
Quanto tempo ficar
Diria que um dia e uma noite. Em meio dia você conhece o lugar, mas não vive ele. Quando eu fui, cheguei depois do almoço, andei um pouco pela cidade, mas voltei para o hotel porque estava cansada (era o primeiro dia e tinha dormido no avião durante a viagem do Brasil para Lisboa). A noite na cidade é fantástica por que a iluminação cria outra experiência, jantamos por lá e no dia seguinte ainda aproveitamos a manhã para dar mais um passeio.
Talvez ficasse mais tempo caso tivesse algum evento na cidade.

O que é Óbidos
Óbidos é uma vila medieval muralhada em Portugal que foi habitada por romanos entre o século I a.c. até o século V d.c. Também habitaram esse local os visigodos e os mulçumanos, próximo ao ano de 711 (eu não esqueci do 1 na frente do 7 rsrsr). Em 1147 o rei D. Afonso Henriques inicia a conquista da vila que era habitada pelos mulçumanos.
A vila é composta de uma cidadela (casas e outras construções que estão dentro da muralha e em uma das pontas se encontra o castelo). Eu procurei, mas não consegui encontrar datas de contrução da muralha ou do castelo.
Para conseguir acessar a cidadela existem quatro portas de acesso e dois postigos:
- Porta da Vila (sul) – entrada principal;
- Porta da talhada;
- Porta da cerca;
- Porta do Vale ou da N. Sr.ª da Graça, a Nascente, onde se venera a padroeira de Óbidos;
- Postigo do Poço;
- Postigo do Jogo da Bola;
Óbidos é um museu aberto…
O que fazer em Óbidos
Eventos na Cidade
Óbidos tem uma agenda especial de eventos que vale a pena ser consultada, especialmente pelo Mercado Medieval que costuma acontecer durante o verão (julho e início de agosto).
Consulte a agenda de Óbidos nesse site:
No evento, as pessoas alugam trajes para adultos e crianças, tem desfiles, apresentações e comidas típicas em tabernas.
Procure também os eventos de natal (Vila Natal) e do chocolate.
Roteiro pela cidade
A porta da cidade mais acessada, é a porta sul fica na rua da praça e sim, é uma porta medieval. No waze ou google maps , procure por “Portal de Óbidos” e você vai chegar nesse local. Se precisar de uma rua, coloque: Rua da Praça.
Veja no mapa do google abaixo, também, que existem estacionamentos próximo a essa porta:
Logo na entrada você vai se deparar com um painel de azuleijo que retrata a Paixão de Cristo e foi feito entre 1740-1745. O mais interessante é que dentro existe uma capela.
Passando esse portal você deve seguir reto, pela rua direita a qual termina no castelo de óbidos. Passe devagar por essa rua, entrando nas lojinhas de souvenirs, nas lojinhas de armaduras, bonecos e facas medievais (demaissss).
Quer saber mais de alguns pontos legais para visitar em Óbidos:
Mas por favor, se perca por lá… entre nas vielas que não sabemos onde vão acabar. Com certeza você vai se deparar com locais como esses:
Castelo de Óbidos
A melhor visão do Castelo é desde o local onde é realizada a feira medieval.
Muralha de Óbidos
Próximo ao portal da entrada da cidade, está a escada para acesso à muralha de Óbidos. Você pode caminhar bastante pela muralha e a vista é muito bonita. Também há duas escadas próximo ao castelo.

Aqueduto de Óbidos
Fica na parte externa da muralha, próximo ao estacionamento.
Onde Comer em Óbidos
As mesinhas externas de alguns restaurantes em óbidos, são super atrativas (jantar a noite em uma vila medieval…. no mínimo misterioso), mas cuidado!! Li que algumas pessoas de outros blogs não tiveram boas experiências.
Nos jantamos na Adega do Ramada. Pedimos couvert e um prato de bacalhau que estava delicioso. O couvert também merece atenção porque estava delicioso. Vejam algumas fotos:
Então a melhor dica que eu posso dar é: siga o Trip Advisor, onde outros viajantes já visitaram alguns restaurantes e tiveram boas experiencias. Seguem algumas aqui:
Para jantar
A Nova Casa de Ramiro
Dicas de Onde Ficar
Acho que essa daqui é a melhor dica que posso dar para vocês. Ao lado da muralha e da porta sul, está a estalagem Josefa de Óbidos.
Ela tem um estacionamento na frente da pousada, café da manhã e quartos com decoração nova e limpos.
Tem alguma outra dica legal de Óbidos? Escreve aqui embaixo para ajudar os outros viajadeiros!