Vinícolas em Punta del Leste e Arredores

Viajadeiros,

Depois do POST Punta del Leste, um estilo de vida no Uruguai (Basics)

e  do POST Roteiro em Punta Del Leste

Ainda não acabou!!

Punta del Leste é mesmo um destino completo! Não podemos esquecer que o Uruguai também é referência em vinhos, principalmente o Tannat, mas não apenas ele.

Punta me surpreendeu com os vinhos que provei e que fiz questão de trazer para casa.

Não consegui ir em todas as vinícolas que eu gostaria, mas quero contar para vocês como foi a minha experiência nas três que eu visitei e então você pode escolher qual adicionar na sua viagem.

Abaixo o mapa das vinícolas que eu conheci + outras vinícolas que estão na região e o que ouvi sobre elas.

Mapa vinicolas

Não se assustem com as 9:44 porque não coloquei as vinícolas na ordem!! rsrsr

No meu roteiro, no mesmo dia fiz nessa ordem: Garzon>Juanicó>Pizzorno

Comento para vocês que não deveria ter deixado tudo no mesmo dia. Sai da Juanico precisando de cama e ainda tinha almoço e degustação na Pizzorno… o que eu não aproveitei 100%. Não me interpretem mal, mas para quem gosta de vinho, você quer experimentar e o valor das visitas é bem carinho, então tem que aproveitar.

Juntaria no máximo duas por dia: uma de manhã e outra para tarde com almoço.

Establecimiento Juanico Bodega

Vou começar pela melhor, óbvio! (das que eu visitei né viajadeiros…)

20191017_093325

A Juanico não fica tão próxima de Punta, mas fica bem próxima de Montevideo e cabe super no caminho entre Punta e Montevideo.

Para visitar-los, agendar um almoço ou uma degustação, é necessário agendamento prévio. Coloquei o link dos agendamentos aqui embaixo para ajudar vocês.

Reserva de visitas e degustações da Juanico

Juanico opções
Print retirado do site do Establecimiento Juanicó (https://juanico.com/reservar/) em 02/2020

Como eu tinha agendado almoço em outra vinícola eu escolhi a visitação “Puro Carácter”, mas pela qualidade de toda a visita eu fiquei muito curiosa do almoço dessa vinícola. Afinal comer é um dos motivos pelo qual eu vivo hahaha.

Minha viagem para o Uruguai foi resultado de um problema climático em Ezeiza e portanto não havia sido programada. Resolvi ir na Juanicó no dia que à visitei. Consegui reservar, e consegui na sorte, o tour para o mesmo dia. Lembrando que era baixa temporada, no inverno e mesmo assim tinha gente.

20191017_093648
Só essa entrada, na estradinha da vinícola já arrasa corações

É uma bodega que fica em terras históricas, que no ano de 1740 pertenceu aos jesuítas para cultivo de alimentos para religioso, índios catequizados, etc.

O ponto alto da arquitetura do local, que não tem nada de itens modernos e sim nos remete ao passado, e o que chamam de “Cava Preludio”, um local subterrâneo que se acredita ter sido utilizado como esconderijo dos jesuítas na época de perseguição e que atualmente é utilizado como local onde o melhor vinho da bodega fica fermentando nas barricas de carvalho.

Infelizmente eu não me lembro do nome da guia… lembro que era Argentina. Aaa pessoal o tour é em espanhol ok? Mas acredito que dê para entender. No dia que eu fui estava chovendo, então tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica porém a nossa visita ao vinhedo ficou um pouco prejudicada. Eles não tem guarda chuvas ok? Então se você viu que há propabilidade de chover, leve o seu.  Mesmo assim, caminhamos um pouquinho no vinhedo e nos explicaram sobre a rotação de culturas, a quantidade de tempo que se leva para recuperar um pedaço de terra e as parreiras.

20191017_103443
Vista desde a fábrica, do parreiral da vinícola

Na segunda parte nos levaram até a “Cava Prelúdio” que é um espaço subterrâneo dos anos 1700, da época dos jesuítas. Muito interessante esse local para quem gosta de história… tem todo um mistério.

20191017_110211
Cava Prelúdio

Peça para a guia explicar de onde veio os itens antigos que estão na ante-sala (itens de bar). Também existe um museu de vinhos da bodega que, dependendo do passeio que você adquiriu, você pode escolher um dos vinhos do museu para experimentar. Só que esses vinhos do museus, que era de coleção da família estão acabando :s Então correeee viajadeiro hahaha porque senão você vai perder a oportunidade.

20191017_110337

20191017_110911
Museu da família

Na terceira parte, fomos convidados a nos sentar no salão de degustações onde acompanhado de uma tábua de frios e queijos foram servidos vinhos brancos e tintos maravilhosos. Sério! A degustação foi muito boa! Os frios estavam super frescos, com um sabor diferente do que encontramos aqui no Brasil.

20191017_122459
Salão de degustação e almoço

Por último nos foi servido o vinho do museu que escolhermos. Foi uma sensação bem diferente porque esse vinho precisa ser colocado para respirar antes de vc degustar. Tenha paciência! Coloque ele na taça, ele vai estar bem marrom…. gire , gire, gire e ai sim… beba com carinho 🙂

20191017_121753

20191017_111015

Recomendo muito que vocês comprem o azeite da Juanicó. O preço é baixo e o sabor é incrível.

Resumo: Vá nessa vinícola!

Ubicación: Ruta 5 Km 38,200, 90400 Juanicó, Departamento de Canelones, Uruguay.

Tel: 598 4335-9725

Email: visita@juanico.com

Site: https://juanico.com/

Bodega Garzón

A Garzón fica em direção a Jose Ignácio, cerca de 1h20m de Punta del Leste. Fica mais viável a distância. Lá é lindo e parece ser feito para o turismo.

DCIM101GOPROGOPR1614.JPG
Vista dos parreirais

Basta colocar no Waze “Bodega Garzon Main Entrance” e seguir as instruções até a chegada de um portal de entrada, desde esse ponto o Waze não entende mais que existe caminho até a porta da vinícola, mas passando o portal, você se identifica e só há um caminho até a vinícola. A estrada é boa e dentro da propriedade Garzón tem um trechinho de terra. Ahh importante saber que você vai estar em uma estrada principal e em um momento você entra em uma estrada vicinal de via dupla entre as fazendas… vai devagar nessa estrada viajadeiro porque tem os cachorros atravessando… bois perdidos pastando na estrada, okay??

garzon portal
O pin está em cima do portal de entrada

O prédio da vinicola é lindo, as paisagens são lindas e a fábrica é tecnologica e linda também.

DCIM101GOPROGOPR1615.JPGDCIM101GOPROGOPR1635.JPG

A questão é que, essa vinícola é turística então mesmo na baixa temporada ela está lotada. No dia que liguei para ir lá, consegui participar do tour mais curto e não gostei… vou explicar o porque. Mas já fica a dica, porque se a sua vontade é de conhecer a Garzon, planeje-se e reserve sua visita com antecedência.

Experiências da Bodega Garzón

Chegamos lá, pagamos nosso tour e recebemos nossas taças com fitinhas para pendurar no pescoço. Nos chamaram para iniciar o tour e logo vimos uma paisagem muito bonita dos vinhedos. Tudo na Garzón é de muito bom gosto. Nosso tour incluía degustação de vinho na fábrica, porém não demos sorte porque gostamos de vinho tinto, amadeirado e em todas as paradas, nos foram oferecidos vinhos de corte, brancos ou tempranillos da uva Tannat.

Como uma parte do grupo havia comprado o tour mais caro, um guia nos acompanhou de volta ao prédio principal enquanto o restante do grupo percorreu outras áreas, inclusive o parreral.

Não cheguei a almoçar lá, mas vi o cardápio e havia a opção de menu de três pratos, com sobremesa e menu a la carte. Mas pensa em uma comida cara!! Agora coloca mais 50 dolares!! hahaha nem quis brincar.

Mas vimos que o restaurante era bem bonito e havia ainda um bar onde você poderia pedir vinhos e pesticos…. petiscos de ouro hahah

Ubicación: Ruta 9 km. 175 – Garzón, Maldonado – Uruguay

Tel: (+598) 4224 4040

Email: reservas@experienciasgarzon.com

Bodega Pizzorno

A Pizzorno é super perto da Juanico. Com certeza você pode juntar as duas em um dia só.

Ela também tem uma pousadinha para quem quer passar a noite por lá. Não haviam quartos disponíveis mesmo na baixa temporada, o que eu achei estranho porque não tinha nada de diferente na pousada rsrsrs.

O almoço foi muito bom! Haviam três opções de menus de três pratos. De entrada comi uma saladinha, depois uma massa muito gostosa e por último uma torta de chocolate. Junto do almoço, vem a desgustação dos vinhos. Não sai barato, mas a visita está incluida, então a mais vantajoso

Após o almoço, o garçom que te serviu, vai fazer a visita na fábrica junto com você. A fábrica você consegue ver de longe. Mas ela te leva na cava onde os barris fermentam e eles controlam a temperatura e a umidade.

20191017_155156

Pizzorno Family Estates
+(598) 2368 9601 – info@pizzornowines.com

Por reservas
+598 98 940 444 – reservas@pizzornowines.com

É isso viajadeiro. Ouvi dizer que perto de Punta ainda temos a Viña Éden e a Viña Alta Ballena e você pode buscar mais informações sobre elas nos links:

Link Viña Éden

Link Alto de la Balleña

Deixe o seus comentários aqui embaixo viajadeiro e siga o GDV aqui no Blog, no face e no Insta. Assim vocês dão mais energia para a gente continuar escrevendo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Vinícolas em Punta del Leste e Arredores

  1. Pingback: Onde Comer em Punta del Leste – Status: traveling…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s