Olá viajadeiros!
O GDV já falou um pouco nos outros posts sobre Punta de Leste.
Falamos sobre: Quando ir, onde ficar, vacinas e outros básicos
Vinícolas em Punta del Leste e Arredores
…Mas por último e não menos importante precisamos contar para vocês os ÓTEMOS restaurantes que visitamos por lá.
Punta del Leste, assim como todo o Uruguai, é uma cidade muito famosa pelas suas Parilladas, que nada mais é do que o churrasco só que à lenha e a maioria dos restaurantes que a gente visitou por lá, nós optamos por comer a especialidade da casa: Parillada. Mas também vou dar sugestões de outros restaurantes que visitamos em alguns anos anteriores e que serviram outros tipos de pratos e também são jóias de Punta.
Parillada La Cava

Mesmo na baixa temporada esse restaurante tinha fila quando a gente chegou lá por volta das 20:30 da noite. Ficamos esperando por volta de 1 hora para conseguir jantar e o grande problema é que estava frio e você fica meio que no vento. Mas o ambiente é muito legal: são duas salas com aquecimento, toda envidraçadas para a área externa e a parrillera fica no fundo do restaurante. Eles também tem um segundo andar, só que esse segundo andar, apesar de ter teto, não é completamente fechado, então em dias frios é um pouco mais complicado de encontrar uma mesa para sentar porque as pessoas sempre vão preferir ficar no térreo, onde tem aquecimento.
Nessa uma hora que a gente ficou esperando, pelo menos a gente aproveitou para avaliar os pratos das pessoas e percebemos que realmente a especialidade da casa era a parillada, só que eles pedem um braseiro (como se fosse uma chapa, com um monte de carnes diferentes, entre elas matambre, chorizo, frango, etc. Quando sentamos pedimos um vinho e como prato principal pedimos justamente uma carne na Parrilla e adicionalmente as verduras assadas no braseiro, para acompanhar. Não deixe de pedir o Calabasín Glaceado…. TOP das galáxias! Parece uma abóbora, mas é uma batata doce com um glaseado de açúcar na brasa… não perca! Ah e o cordeiro também era espetacular.
Cada prato de carne serve duas pessoas e cada um deles custa cerca de 750 pesos, já a verdura assada custa em torno de 790 pesos e uma para quatro pessoas é o suficiente (desde que você tenha pedido como acompanhamento das carnes, né?!). Na verdade é um braseiro de verduras que inclui batata, berinjela, batata com queijo e o calabacín glaceado.
Esse restaurante foi o que eu mais gostei. O ambiente é bem gostoso e no inverno é tudo de bom comer uma carne vemelha acompanhada de um bom vinho.
Olívia Resto
Estivemos nesse restaurante no verão e ele é uma ótima opção no centro de Punta del Leste para sair um pouco do óbvio. É um restaurante pequeno, que oferece comida latina e mediterrânea. Quando pesquisei, todo mundo falava do tal prato de Salmão Teriaki e realmente é divino. Meu marido insistiu em outro prato e depois queria dividir o meu… what to say?
Salmão teriyaki: nada mais que dois pedaços de salmão sob uma cama de arroz com legumes e o molho teriyaki
O prato no Olívia é individual e custa em torno de 500 pesos.
Punta Salina
Endereço: Calle 2 de Febrero s/n | Esquina La Salina, Punta del Este 20100, Uruguay +598 96 445 776
O Punta Salina foi um restaurante que nós encontramos aberto no meio da semana ainda no inverno. O forte dele também são as parilladas, então nesse dia nós optamos por comer um ojo de bife e neste caso você pode escolher o seu acompanhamento (o meu foi papas fritas) e foi uma ótima pedida. A carne estava estupenda!

Esse restaurante é um pouquinho mais caro do que os outros que a gente já falou anteriormente, por exemplo: um ojo de bife sai 990 pesos e é individual.


Virazón
Endereço: Rambla Portuaria esq. calle 18, Punta del Este Puerto, Uruguay +598 4244 3924
Esse restaurante eu visitei no verão, no carnaval, e é muito gostoso porque você pode ficar na varanda olhando o mar. Então no inverno, só se for na área interna e até vale a pena porque a comida lá é bem gostosa. O forte deste restaurante são os frutos do mar.
Quando fui, comi o prato de peixe “brótola”… é um peixe branquinho bem gostoso e você pode escolher o acompanhamento entre: verduras, batata com tomilho, arroz orgânico, abóbora assada ou batatas fritas.
É isso ai Viajadeiro! Segue essas dicas que não tem erro e você vai ficar bem feliz afinal comer faz parte do turistar.
Até a próxima!