Buenasera Roma (Dicas de Roma – Básicos)

Queridos viajadeiros,

este post é da cidade antiga, misteriosa e maravilhosa de ROMA.

Vaticano
Vista da Chiesa de São Pedro, Vaticano

Para mim, umas das cidades que com certeza voltaria várias vezes. Ela é ótima para turistar. Caminhar em suas ruas é sempre uma descoberta e, além de tudo, é segura. O que é comer em Roma??? D-E-L-I-C-I-A e não é caro!!

História para todo o lado…. porém, justo por isso, não há folga de turistas e sempre a cidade está hiper lotada. Então há dicas chaves, que todo Viajadeiro precisa saber antes de ir para Roma, afinal…. não queremos ir até lá para ver como funciona e depois ter que resolver um monte de problemas, pegar filas, pagar mais caro ou até mesmo não conseguir visitar o local o qual foi o principal motivo de ir para Roma.

20170918_151100

Pois bem, muita hora nessa calma! Aqui vão todas as dicas e até mesmo a programação dos dias para que seu roteiro fique perfeito 🙂

Recomendo que comecem lendo esse post, mas abaixo coloco os links adicionais:

Roteiro em Roma

Onde “mangiare” a Roma (Onde Comer em Roma)

De Roma à Veneza, passando por Modena, Florença, Orvieto, Volterra e San Gmignano. Uma voltinha pela Toscana

Quando ir

A Itália tem sofrido com as altas de temperaturas do verão e todos os anos ouço os turistas reclamarem que não conseguiram aproveitar a cidade por causa do calor. Dizem que as temperaturas e o calor, chegam a ser mais severos que o nosso verão daqui. Agora não se esqueçam que na Itália também faz frio e neva. Há quem goste de frio…. então programe-se para isso. Apenas lembrando que, Roma não é uma cidade que tem muitas atrações diferenciadas no inverno, então vale a pena medir se você quer encarar o perrengue da neve no meio do seu caminho. Ninguém merece ter que ver se a rodovia está aberta ou não… ou até mesmo colocar correntes nos pneus.

Na Europa o clima é invertido em relação ao Brasil. Certo?! Então final-início de ano é inverno e meio de ano é verão. Quando estive por lá (início de setembro), a temperatura estava super agradável. Logo pela manhã e a noite estava friozinho, então sempre estávamos com um casaco e no meio dia fazia calor, mas nada excessivo… Dava até para arriscar um shorts. Pensando nisso, acho uma boa ir na primavera ou no outono.

20170918_153635
Uma das vistas do Castelo de São Jorge, em direção a Basilica de São Pedro. Dia maravilhoso do final do verão – início do outono

O que eu preciso saber antes de ir para Roma

Atualmente, a Itália faz parte da UE (União Européia) e não pede visto para a entrada de brasileiros, porém é obrigatório ter o seguro de saúde que atenda ao “Tratado de Schengen”.

  • O que é o Tratado de Schegen?

Se trata de um acordo entre países da Europa, sobre abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas.

Chegando a um país europeu, pode ser solicitado na alfândega o seu seguro viagem o qual, para atender ao tratado, precisa ser de no mínimo 30.000 euros ou 50.000 dólares. A seguradora deve enviar junto com o contrato, uma carta esclarecendo que o seguro está cumprindo com o tratado. Normalmente essa carta é enviada após assinar o contrato, mas é sempre bom se informar.

Os brasileiros podem ficar na Europa, com objetivo de turismo, por até 90 dias.

Dicas:

  • Gelato = sorvete com massa italiana. Você vai amar e o objetivo é ter um em mãos sempre que possível;
  • Essa viagem precisa de uma preparação obrigatória para que você não gaste metade do seu tempo em filas;
  • Chegando em uma atração lotada sempre procure alguém para você mostrar o seu ingresso e perguntar para onde você tem que ir. Pelo amor, não gastem tempo em filas gigantes que vocês não sabem para onde vão levar só porque não querem tentar se comunicar com alguém: é só falar “bom giorno!” e mostrar o INGRESSO.
  • Viu um banheiro? Pare e garanta o seu xixi. Depois de entrar em uma atração você pode ficar horas sem encontrar um banheiro ou vai ter que enfrentar uma fila de 20 pessoas na sua frente quando a sua bexiga estiver quase estourando! #pânico.
  • Você vai ouvir falar muito do Roma Pass e a velha pergunta: Vale a pena? Na minha opinião e para esse roteiro, não vale. Ele inclui transporte (que nesse roteiro você não vai utilizar) e inclui muitas atrações, algumas mais famosas e outras menos que vão te prender à necessidade de ir para que o valor pago valha a pena e não acho que você precisa ficar cumprindo obrigação nas suas férias em Roma, vamos lá né?
  • Você sempre quis comprar souvenirs medievais? Dá só uma olhadinha na foto abaixo:
20170919_224308
Você encontra lojas de souvenirs em Roma a cada esquina rsrsrs

O que levar na mala

Tênis. E depois outro tênis. Sempre me falavam para levar dois e eu achava meio desnecessário, até que a minha sola descolou no meio da viagem e tive que comprar super bonder (18 eurosssss um super bonder!!!)  para conseguir continuar com ele até o final. Não aconselho levar sapato de salto. As ruas de roma são de paralelepípedo… ótimo para virar nossos pezinhos e acabar a viagem ali mesmo. Nessa viagem, os seus pés são seus bens mais preciosos.

Na época que estive por lá, as restrições de bagagem já estavam mais rigorosas e descobri que em alguns casos, se você optar por ir com uma cia aérea e voltar por outra, o limite de bagagem diminui. Para uma mala com 23kg tive que fazer algumas escolhas inteligentes para que ainda sobrasse espaço para trazer algumas comprinhas. Digo “inhas” porque não podemos confundir a Europa com EUA.

O que posso trazer de dica é que reduzi as calças jeans que são hiper pesadas e levei calça preta de tecido de academia – menos peso, não fica repetitivo e você ainda pode lavar/secar mais fácil, caso surja algum imprevisto. E por favor, não levem aqueles potes enorme de shampoo e condicionador. Transfira-os, se necessário, para potinhos menores. Outra dica que me deram é de sapatos. Se você tem algum sapato que ainda dá para levar, mas caso você abuse nas compras, você pode se desapegar e deixar ele por lá… também é uma opção. Nessa viagem levei meu pior chinelo, pois sabia que não ia usar muito e podia deixar ele por lá.

Como se locomover em Roma – Transporte em Roma

Sinceramente? Antes de ir eu pesquisei tudo de transporte em Roma…. os ônibus e metros, mas não usei nada. Foi bom ter a informação e vou colocar alguns bullets aqui para vocês:

  • O metro de Roma não circula na cidade antiga e isso é uma grande problema porque tudo fica lá! A única parada que ele faz perto de ponto turístico é no Coliseu.
  • O que as pessoas realmente usam são os ônibus e eles não são lá muito organizados ou pontuais. Ou seja, é uma alternativa? Sim, é! Mas aqui acho que deveria ser avaliado se vale a pena perder tempo esperando o ônibus…. Vou colocar aqui alguns blogs que explicam direitinho essa questão do ônibus:

Dicas da Italia

Para Viagem

Minha dica é faça tudo a pé! Sou extremamente preguiçosa e mesmo assim foi isso que preferi. Vou comentar mais quando chegarmos no tema onde de hospedar.

Como ir do aeroporto até o seu hotel

É a sua primeira vez na Itália? Vai chegar a noite? Eu indicaria facilmente um translado particular. Chegamos em Roma em um voo low cost, no aeroporto Ciampino que fica longe do centro histórico e nem sempre é fácil andar de carro por Roma. As ruas são estreitas e mesmo as pessoas que estão todos os dias por lá se confundem. O nosso hotel ofereceu o translado e nós pagamos caro pelo conforto e tranquilidade – não me arrependo…. foi um dinheiro bem investido.

20170918_165650
Essa é uma típica rua estreita de Roma

Não se esqueça que em Roma há dois aeroportos. O Fiumicino que é o maior e tem uma estação de trem e de ônibus (Terravision) dentro do aeroporto, e o Ciampino (onde as cias low cost estão em peso). Porém neste último, não tem fácil acesso de transporte público. Então, você ou aluga carro, pega táxi ou translado particular.

O transporte que você escolher precisa ter autorização para circular no centro de Roma caso o seu hotel fique na cidade antiga. Cheque isso antes de fechar. Não é qualquer carro que tem essa permissão. Na Itália, todos os centros históricos possuem limitação de tráfico de carros.

Blog com informações de transporte saindo do aeroporto

Site da Terravision

Onde ficar em Roma

Sem sombra de dúvidas no centro histórico. Quer saber o porque viajadeiro?

1.  Todas as atrações mais famosas ficam no centro histórico e, portanto, você vai estar perto de tudo;

2. A região é cheia de opções de restaurantes e a noite tínhamos a chance de sair andando e ainda ver todas as atrações iluminadas… ao acaso você se deparava com a Fontana di Trevi – Quer supresa melhor?

20170920_194326
Dá para perder a Fontana di Trevi a noite?

3. Você vai economizar no transporte e no tempo de por exemplo: sair do hotel e esperar um ônibus ou pegar um táxi, todos os dias, nas idas e vindas do centro;

4, 5, 6, ….. FIQUE NO CENTRO, capiche?!

Minha preocupação era localização, transporte eeeeeee um hotel que fosse moderno e limpo. Sinceramente achei que isso não seria possível, afinal no centro histórico deveria ter construções históricas, certo? Sim e não! Existem muitas opções onde sim, o prédio era histórico por fora, mas por dentro, estava tudo reestruturado, com decoração moderna e enfim, eu sou exigente com isso e passei muito bem.

Uma sugestão, é ficar próximo a Piazza Navona.

mapa hotel

O hotel que ficamos foi o Navona Theatre Hotel (Oficial Navona Hotel). Por fora é super rústico, em uma vielinha escondida, mas é super moderno por dentro e o local é seguro, pois fica ao lado da piazza que está sempre movimentada.

Hotel Roma
Foto do quarto do Hotel Navona Theater

Com certeza existem outras opções. Aconselho utilizar o Booking.com para escolher o seu hotel e comparar preços. Lá você pode filtrar a localidade e ordenar os hotéis por avaliação dos hóspedes.

Li em muitos blogs indicação para ficar em Trastesvere. Nós fomos uma noite para lá e realmente é bonito, mas não é estratégico para quem quer conhecer a pé os pontos turísticos.

Precisa de mais ajuda viajadeiro? Entre em contato conosco via/:

email: nanaviajadeira@outlook.com

Insta: @guiadeviajadeiros

Facebook: Guia de Viajadeiros

 

Um comentário sobre “Buenasera Roma (Dicas de Roma – Básicos)

  1. Pingback: Roteiro em Roma – Status: traveling…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s