Viajadeiro,
Hoje quero escrever para vocês de um cantinho escondido em Ubatuba, cidade que frequento desde criança mas que a cada verão me surpreende com um spot novo.
Nesse verão, em meio a pandemia, aluguei um apartamento com minha família (apenas 4 pessoas) no Itaguá (centrinho de Ubatuba) mas fiz questão de conhecer a Ilha das Couves.
Então vamos lá. Ubatuba não é um litoral para se fazer sem carro. Existem mais de 70 praias em Ubatuba, todas elas ficam nas rodovias sentido Caraguá ou Paraty e portanto o carro é imprescindível.

PLANEJAMENTO
A primeira dica para ir para Couves é escolher ir em um dia mais tranquilo. Ir para Couves no meio de feriado ou carnaval não vai transmitir a energia do lugar – a natureza intocada. Por mais que agora o controle na ilha tem sido rigoroso, com quantidade máxima de pessoas que podem estar por lá, o lugar é um santuário. Você vai aproveitar umas 100X mais se for em um dia tranquilo. Eu fui durante as minhas férias, em uma terça-feira de janeiro de pandemia e tinha, no mínimo, umas 50 pessoas. Então já viu né?
Outro ponto, se você vai ficar uma semana em Ubatuba, por exemplo, seja flexível. O dia que você ver que vai fazer tempo bom (algo raro para quem conhece Ubatuba), você vai para Couves. Couves só é Couves com sol e é com ele que você vai ver uma água cristalina esverdeada e vai valer super a pena.
Nem preciso dizer sobre toda a nossa consciência ambiental sobre este lugar não é mesmo? Desafio você a entrar e sair de lá deixando tudo do mesmo jeito. Recolher o seu lixo é o ato mais básico disso tudo. Mas podemos ir além, evitando de passar protetor do corpo inteiro e substituí-lo por camisetas com proteção UV, olhar os peixes e os demais animais marinhos, admirá-los, mas não alimentá-los ou tentar tocá-los. E os insetos, formigas, etc? Não se esqueça que você que está na casa deles e deveria saber respeitá-lo.
A natureza é o nosso maior bem, é o que faz das nossas férias ainda melhor.
COMO IR
Couves é um ilha, ou seja, você vai chegar apenas de barco. O mais fácil é você ir de carro até a Vila de Picinguaba e comprar o ticket da travessia no guichê da associação.
A duração da travessia leva apenas 10 minutos e é bem tranquila. Para aqueles que ficam mareados (like me), nem se preocupem. O barquinho vai numa velô que você nem sente nada.
O trajeto do centro de Ubatuba até Pinciguaba dura cerca de 50 min de carro. Você vai ver a placa indicando a entrada da Rio-Santos para a Vila.
Fui em Janeiro de 2021 e a estrada de acesso a Vila está bem esburacada, então leve isso em consideração no seu trajeto porque não tem como ir rápido por lá.
Estrada de acesso à Vila de Pincinguaba. O trajeto está super esburacado mas possível de transitar com carro comum.
Chegando na Vila, você vai ver que tem um pessoal com alguns lugares específicos para parar o carro. Isso é outro complicometro caso você decida ir em algum dia que vai encher. A questão aqui é que o povo para em qualquer lugar e já vi situação que você não consegue sair da Vila porque o ser humano para o carro nos dois lados da pista…. it is what it is… mas isso só acontece em natal, ano novo, carnaval…
Pare o seu carro e busque, na orla da praia, uma casinha rosa de madeira que é onde são vendidos os tickets dos barcos para a travessia. Quando fui os tickets estavam R$60,00 por pessoa, mas já ouvi falar que na baixa temporada passa para R$40,00.
A casa da Associação, onde são comprados os tickets para travessia de barco, é a casa com varanda laranja próxima a areia da praia.
Os barquinhos fazem os seguintes horários (a volta é obrigatória no horário estipulado para não exceder o número de pessoas):
- Sai as 08h – volta as 11h;
- Sai as 11h – volta as 14h;
- Sai as 14h – volta as 17h;
Qual dos horários é o melhor? Eu escolheria o das 08h pelo motivo que vão ter menos pessoas na ilha quando você chegar, talvez você seja até o primeiro grupo a chegar e você consegue ver a água bem clarinha perto das 11h. O ruim desse horário é que para chegar as 08h, você tem que sair as 07h do centro de Ubatuba e acordar ainda mais cedo. Mas vale a pena viu?
Em segundo lugar escolheria o horário das 11h. Com certeza a temperatura vai estar mais alta e a água clarinha também, porém vai ter mais gente na ilha.
Chegando lá, o barco para em uma praia do lado da praia principal. Essa praia já é maravilhosa.
Praia de Couves
Nós fomos os primeiros a chegar no dia e fomos recebidos por um Caracará (ave) nos esperando em uma árvore. Dessa praia, você faz um trilha de cerca de 5 minutos para a praia maior. A trilha é ruim para começar porque você tem que subir uma pedra, mas depois é bem tranquila. Levei meus pais, tivemos que nos ajudar um pouquinho porque estávamos cheio de coisas nas mãos, mas tudo certo.
Céu azulzinho e dia maravilhoso nas águas esmeraldas de Couves
Esse é um ponto importante, leve comida e bebida e tudo mais o que for precisar por lá. Eu levei guarda sol e não usei porque a praia tem bastante sombra nesse horário da manhã, mas não sei se o guarda sol seria útil se eu tivesse chegado mais tarde ou se estivesse mais cheio e sem sombras de árvores. O cooler é bem vindo dentro do barco, sem problemas. Você tem snorkel e pé de pato? Leve! Tem muito peixe na praia e a água é translúcida. Vimos polvos pequenininhos, arraia, tartaruga e muitos peixes.

Agora é só aproveitar! Ahhh não bobeia com o horário da volta! Esteja uns 10 minutos antes do horário já na outra praia esperando o barqueiro. Eles são bem pontuais!
Tem alguma dúvida ou quer deixar as suas impressões? Escreve um comentário para nós 😉
Boa viagem!